top of page
Foto do escritorJoana Filipe

A teoria do elemento azul inesperado. O que a psicologia pode nos dizer sobre isto e a filosofia do feng-shui.


dois ambientes distintos com a teoria do azul inesperado
teoria do azul inesperado

A teoria do azul inesperado é uma tendência ou abordagem no design de interiores em que o azul, uma cor normalmente associada a tranquilidade, calma e estabilidade, é utilizado de maneira inusitada em locais inesperados. Isto cria surpresas visuais, provocando reações emocionais ou oferece um contraste interessante dentro do ambiente.


Não é uma teoria formalmente estabelecida, porque quando abordamos decoração, estamos num campo das ciências sociais e da inteligência emocional, não há regras mas há códigos no nosso subconsciente, que através da psicologia da percepção da cor emitem mensagens para o campo do nosso cérebro da inteligência emocional, e este processo no subconsciente produz emoções que nos levam a reações e determinados comportamentos.


O que é que isto pode correlacionar-se com o feng-shui?


Bágua com cores e significado no feng-shui
Cores no feng-shui

No Feng Shui, o azul é uma cor fortemente associada à tranquilidade, calma, sabedoria e cura. Ele está relacionado aos elementos água e madeira, ambos representando crescimento e renovação. Esta cor está muito presente na posição norte do bágua, fortemente presente na energia do trabalho, sabedoria e carreira. Esta cor representa a energia da água fluida, que trás a energia e o fluxo de comunicação, fluidez e abundancia.


«não espere em atirar um quadro azul ou pintar uma parede, para que de repente isto aconteça.»


Usado corretamente o azul pode trazer muitos benefícios para o nosso emocional e consequentemente, ajudar a potencializar sensações que trarão benefícios psicológicos a longo prazo, seja aplicado no uso residencial ou o num espaço comercial, mas não espere em atirar um quadro azul ou pintar uma parede, para que de repente isto aconteça. O azul disposto de forma negativa pode também trazer sentimentos de lamentação, procrastinação e melancolia.

É preciso ponderação e avaliar a área, o espaço e condições de iluminação.


No entanto e não sendo excepção á regra numa paleta de neutros, uma ''acent'' de uma cor mais saturada resulta sempre na perfeição.


  • Pontos focais inesperados: O azul pode ser usado numa peça de mobiliário, objeto decorativo ou parede de destaque, em um espaço onde normalmente se esperaria uma cor neutra ou quente. Isso cria um elemento visual que atrai a atenção de forma surpreendente.

  • Mistura de estilos: O azul inesperado pode ser utilizado em ambientes onde normalmente essa cor não é predominante, como em decorações rústicas, tradicionais ou em paletas predominantemente quentes, para criar contraste e modernidade.


Teoria do azul inesperado
Via El Mueble

  • Usos inovadores do azul: Introduzir o azul em elementos decorativos que normalmente não seriam dessa cor, como em tetos, molduras de janelas ou rodapés, cria um efeito de surpresa, destacando o espaço de maneira criativa.

  • Efeitos psicológicos: O uso inesperado do azul também pode influenciar as emoções dos ocupantes do espaço. Como o azul é associado à serenidade, quando introduzido de maneira inesperada, pode dar um toque de sofisticação ou mesmo de ousadia.


Essencialmente, esta abordagem envolve a introdução da cor azul de uma maneira criativa e fora dos padrões esperados para dar personalidade e originalidade ao ambiente. É uma maneira de brincar com expectativas e criar um impacto visual único.


Gostou deste artigo e gostaria de mudar a sua decoração?

Para estas e mais dicas de tendencias de interiores agende com os nossos profissionais.



bottom of page